área de conteúdos (não partilhada)
04 Set 2026
Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África está a atravessar Portugal Continental, afetando principalmente a Região Centro e Sul, podendo prolongar-se nos próximos dias.
Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar.
Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações.
Assim, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde:
- A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
- Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas: crianças; idosos; doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma; doentes do foro cardiovascular.
- Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
- Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.
Notícias relacionadas
-
Conheça o mapa das Festas da Moita 2026 e visite-nos até 20 de setembro!

Conheça o mapa das Festas da Moita 2026 e visite-nos até 20 de setembro!
11 Set 2026 -
À Lupa - Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem - Esta é a festa mais aguardada do ano. De 11 a 20 de setembro de 2026

À Lupa - Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem - Esta é a festa mais ...
10 Set 2026 -
Câmara Municipal da Moita termina requalificação de via em Alhos Vedros

Câmara Municipal da Moita termina requalificação de via em Alhos Vedros
10 Set 2026
área partilhada
Conteúdo atualizado em4 de setembro de 2026às 11:06
