No dia 13 de setembro, a Câmara Municipal da Moita e a empresa ALDI assinaram uma adenda ao contrato de urbanização de 2020, que permitirá a expansão da ponte e da via na Estrada do Matão, próxima ao Lar da Santa Casa da Misericórdia, na Moita.
Durante a construção do Centro de Logística em Alhos Vedros, a ALDI cedeu à Câmara Municipal uma área de 83.482,50 metros quadrados para domínio privado municipal. No entanto, parte deste terreno foi ocupada pela construção de uma bacia de retenção de águas pluviais, com 12.700 metros quadrados, o que impediu o município de utilizar a área para as finalidades originalmente previstas, como equipamentos comunitários e espaços verdes.
A nova adenda ao contrato permitirá a redefinição da área cedida e a realização de obras de reforço nas infraestruturas existentes, incluindo o alargamento da via e da ponte na Estrada do Matão.
Com um investimento estimado em cerca de 500 mil euros, a obra, que terá início em outubro, consistirá no alargamento da estrada ao longo da Caldeira da Moita e da ponte, com a construção de um novo tabuleiro. A nova estrutura permitirá a criação de uma faixa de circulação automóvel de seis metros de largura, com duas vias e dois sentidos de trânsito, além de uma sinalização rodoviária compatível com a Zona 30. A obra também incluirá, de um lado, uma via ciclável e pedonal conectada à existente na marginal da Moita, conforme demonstrado nas plantas anexas à adenda.
Com esta intervenção, visa-se melhorar a fluidez do tráfego, proporcionando uma alternativa de circulação em uma das principais entradas e saídas da vila, e minimizando o impacto do tráfego automóvel.
Notícias relacionadas
-
Moita celebra o Dia Mundial do Turismo
Moita celebra o Dia Mundial do Turismo
24 Set 2024 -
Bibliotecas Escolares dão boas-vindas aos novos leitores
Bibliotecas Escolares dão boas-vindas aos novos leitores
20 Set 2024 -
Vespa asiática: como proceder?
Vespa asiática: como proceder?
20 Set 2024