Virgem Macarena entra pela primeira vez na Arena da Moita
A Corrida de Toiros do Município, integrada nas Feiras da Moita em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem, abrilhantou o Dia do Município da Moita, numa noite com excelente entrada de público, que preencheu a bancada da Praça de Toiros Daniel do Nascimento, ao longo de 2h30.
Nesta corrida mista, deram espetáculo, os cavaleiros António Ribeiro Teles e Luís Rouxinol, o matador moitense Joaquim Ribeiro “Cuqui” e o espanhol Emílio Justo, a atuar pela primeira vez em Portugal. Entrou também em arena, o Grupo de Forcados Amadores da Moita.
A anteceder o espetáculo, a Virgem de Macarena, padroeira dos toureiros, única em Portugal, foi transportada de charrete, pela associação de Romeiros Moitense, numa procissão acompanhada pelos forcados e pelos grupos de sevilhanas da terra. À entrada da Santa, com a arena toda escura, alumiada apenas pelas dezenas de velas, o Padre Nuno Pacheco dedicou algumas palavras aos presentes, no momento de comoção que culminou com a plateia a aplaudir de pé.
António Ribeiro Teles foi o primeiro a brindar o público, numa corrida onde houve várias trocas de oportunidade entre os vários nomes da noite.
O moitense “Cuqui” destacou-se aos olhos do público com vários momentos de grande execução, um deles uma espera ao toiro em “Sorte Gaiola”, continuando a tourear por diversas vezes de joelhos na arena.
O forcado Luís Santinho brilhou com uma excelente pega de caras ao primeiro intento, que lhe valeu uma chamada aos médios para uma nova ovação do público.
Já o forcado Tiago Silva, que dedicou a sua pega ao Presidente Carlos Albino, com uma muito boa primeira ajuda, concretizou a pega à terceira tentativa. No entanto, saiu da arena com uma lesão no joelho, que mesmo em braços, o impediu de dar a volta à arena.
Ao longo da corrida, houve 3 momentos de homenagem, o primeiro durante as cortesias, com 1 minuto de silêncio em memória de António José Rodrigues, antigo Cabo dos Amadores da Moita e Manuel André Jorge, falecidos recentemente. Foi também homenageado em plena arena, o Bandarilheiro Manuel Jacinto, pelos seus 50 anos de Alternativa e dedicação à tauromaquia. Nas arcadas da Praça, na presença do Presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, foi também revelada uma placa de homenagem a António José Rodrigues
Entre os toques do cornetim sucederam-se as entradas de 6 toiros das granadarias Veiga Teixeira, Paulo Caetano e Álvaro Núñez, sendo que nenhum deles se destacou em particular por ser um animal que se tenha prestado mais ao espetáculo.
O espetáculo foi dirigido pela Delegada Técnica Tauromáquica Lara Gregório de Oliveira, coadjuvada pelo Médico Veterinário José Luís Cruz.
Notícias relacionadas
-
Venha comemorar o Dia Mundial do Turismo
Venha comemorar o Dia Mundial do Turismo
27 Set 2024 -
Moita celebra o Dia Mundial do Turismo
Moita celebra o Dia Mundial do Turismo
24 Set 2024 -
Bibliotecas Escolares dão boas-vindas aos novos leitores
Bibliotecas Escolares dão boas-vindas aos novos leitores
20 Set 2024