A iniciativa do Município da Moita «Cultura à Solta» percorreu as freguesias do concelho, entre os dias 6 de julho e 3 de agosto.
Com o objetivo de descentralizar os eventos culturais, espalhou propostas por vários pontos do município, que convidaram a população para momentos bem passados.
A Banda às Riscas distribuiu risos e boa disposição pelas ruas de Sarilhos Pequenos, com um concerto em movimento que, por onde passou, foi relembrando a importância de despertar o lado mais simples da vida: O SORRISO! O grupo é composto por Gaita de Foles, Saxofone, Acordeão, Percussões e um animador que alicia o público a juntar-se à festa. Vindos do Porto, andam pelo mundo, mas foi aqui, que, no início do mês, espalharam a sua alegria.
Na noite de 19 de julho, a Capela da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, emocionou-se ao som de Música Sacra Barroca, com o Concerto “In Christum”, pelos Vox Angelis.
Este recital, que foi apresentado numa formação clássica de câmara composta por 2 cantores e pianista, incluiu algumas das principais obras da Música Religiosa, num ambiente comovente que tocou todos os que estavam presentes.
A 27 de julho, foi a vez do Jardim das Laranjeiras, na Baixa da Banheira, se encher de música, com o Concerto de Cante Alentejano dos Moços D’uma Cana.
Uma noite de verão perfeita, que juntou várias dezenas de pessoas num serão com sabor a tradição.
E foi a “Pequena CirCOOnferência”, no Parque das Canoas, no Gaio, que, na tarde de 3 de agosto, encerrou o «Cultura à Solta». Esta conferência sobre circo, dedicada aos mais pequenos, parte da História do Circo Europeu e de todo o imaginário circense, para desafiar todos a refletirem e escreverem a própria história. Uma performance em que não faltou nenhum dos elementos que todos reconhecemos no circo: humor, risco e poesia.
A Cultura Solta volta no próximo ano, com mais iniciativas e cultura para todos!