Foram 10 dias de muita animação que decorreram em ambiente de festa e sem incidentes de maior.
As Festas em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem, que decorreram de 6 a 15 de setembro, voltaram a trazer milhares de pessoas à Moita.
Reconhecidas por apresentarem, todos os anos, uma programação diversificada estas Festas combinam, na perfeição as vertentes tauromáquica, religiosa e a tradição ligada ao rio em harmonia com a animação constante que se vive durante 10 dias.
Um dos pontos altos destas festividades teve lugar no domingo, dia 8, com a Procissão Solene em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, que percorreu as ruas da Moita, este ano com um novo andor, a Virgem de Macarena. Santa Padroeira de Sevilha e muito apreciada pelos amantes da tauromaquia, foi adquirida por várias entidades do concelho.
A vertente tauromáquica é a mais distintiva das Festas da Moita. A avenida Dr. Teófilo Braga acolheu, diariamente, largadas de toiros, mas foram tendo lugar, durante os vários dias, outras atividades como vacadas, aulas práticas de toureio ou a prova do Boi da Guia, uma competição de manuseio de cabrestos feita a cavalo.
A Praça de Toiros Daniel do Nascimento foi palco de três Corridas de Toiros, a primeira delas realizada na terça-feira, 10 de setembro, Dia do Município, com um cartaz que agradou a todos.
Música e muita animação
O cartaz de concertos deste ano teve, uma vez mais, o cuidado de reunir propostas para vários gostos musicais. Passaram pelo palco principal, o da Marginal, Raya Evolution, Revenge of the 90s, Herman José, Marisa Liz, João Pedro Pais, Nuno Ribeiro, Supa Squad, Ana Malhoa, DJ Chadubritt, Padre Guilherme e Matias Damásio, que deixaram o público, que encheu repetidamente o espaço, em êxtase.
Além do Palco da Marginal, dois outros palcos estavam à disposição do público com propostas alternativas. O Palco do Largo Conde Ferreira, com baile todas as noites e o Palco Praça da República, por onde passaram espetáculos de dança, ranchos folclóricos, bandas filarmónicas e outras bandas de vários estilos musicais.
No sábado, dia 14, juntou-se ainda à festa o Palco do Cais, onde decorreu uma noite de fados, inserida na tradicional “Noite do Fragateiro”.
A tradicional Tarde do Fogareiro juntou, na tarde do dia 13, milhares de pessoas na avenida Dr. Teófilo Braga, onde a festa é feita entre amigos e família e ganha uma dimensão imensa.
Este ano, na sequência da Declaração da Situação de Alerta lançado pelo governo ao início da tarde de domingo, dia 14, devido às previsões meteorológicas que apontavam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, o tradicional fogo de artifício que, habitualmente, encerra as Festas em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem teve de ser cancelado tendo-se mantido, no entanto, o espetáculo multimédia.
De referir também que, em estreita colaboração com os elementos de segurança, entre eles a Proteção Civil, Bombeiros e GNR, esta edição decorreu sem incidentes de maior.
CROAE em destaque na FECI
A Feira Comercial e Industrial, onde os visitantes puderam encontrar stands, quer comerciais, quer de divulgação, contou também com 10 noites de portas abertas e muitos visitantes. Um dos stands que esteve pela primeira vez no Pavilhão Municipal de Exposições, foi o do recém-criado CROAE, Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes da Moita, a promover a adoção de animais e a divulgar os apoios disponibilizados pelo Município, como por exemplo, o cheque veterinário.
Notícias relacionadas
-
Moita celebra o Dia Mundial do Turismo
Moita celebra o Dia Mundial do Turismo
24 Set 2024 -
Bibliotecas Escolares dão boas-vindas aos novos leitores
Bibliotecas Escolares dão boas-vindas aos novos leitores
20 Set 2024 -
Vespa asiática: como proceder?
Vespa asiática: como proceder?
20 Set 2024