O espetáculo de fogo de artifício previsto para hoje, 15 de setembro, dia do encerramento das Festas em Honra de Nossa da Boa Viagem, foi cancelado na sequência da Declaração da Situação de Alerta lançado pelo governo. Apesar do cancelamento do fogo de artificio e, não querendo deixar passar em branco o encerramento das Festas da Moita, mantém-se o espetáculo multimédia, logo a seguir ao concerto do artista Matias Damásio.
Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os Ministros da Administração Interna, da Defesa Nacional, da Saúde, das Infraestruturas e Habitação, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente e Energia e da Agricultura e Pescas determinaram a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente.
Este alerta está em vigor no período compreendido entre as 13:00 horas do dia 15 de setembro e as 23:59 horas do dia 17 de setembro e uma das medidas, de caráter excecional, implementadas, de acordo com o mesmo documento foi a “proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas”.
Embora o concelho da Moita se encontre no nível Moderado para perigo de incêndio rural, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a declaração emitida pelo governo mantém todo o território continental em alerta máximo sendo, assim, necessário implementar algumas medidas de caráter excecional, sendo uma delas a proibição de utilização de fogo-de-artifício.
Neste sentido, o Conselho Coordenador das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e a Câmara Municipal da Moita lamentam que, população e visitantes não possam usufruir do espetáculo de pirotecnia a que todos estão habituados no último dia das Festas, mas convida a assistirem ao espetáculo multimédia, para o culminar de 10 dias inesquecíveis.
Reiteramos que embora o Concelho da Moita não esteja abrangido pelo risco elevado, estamos obrigados a respeitar as determinações do governo.
O Conselho Coordenador das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e a Câmara Municipal da Moita agradecem a compreensão de todos.
Contamos com a vossa presença na Festas da Moita 2025.