







Manuel Pizarro esteve, na quarta-feira, 29 de março, a visitar o CHBM e garante que todas as necessidades do hospital vão ser suprimidas.
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo recebeu uma visita muito especial. O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, visitou o espaço ao lado do conselho de administração bem como ao lado do presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, da Vice-presidente Sara Silva e da Vereadora Anabela Rosa.
Antes de conhecer os cantos à casa, Manuel Pizarro reuniu com as entidades presentes de forma a perceber quais as necessidades mais urgentes para o hospital. Depois da visita, o ministro da saúde fez questão de agradecer o empenho não só do conselho administrativo do Hospital como da ajuda que os autarcas que ali estavam presentes têm prestado em prol da saúde dos seus munícipes. “Esta visita ao hospital do Barreiro significa, por um lado o nosso reconhecimento pelo trabalho imenso e dedicado dos profissionais deste centro hospitalar que em condições muito difíceis, sendo um centro muito pressionado pela procura e tem feito um trabalho magnifico de resposta às necessidades das pessoas. Acho que isso merece ser reconhecido e neste caso estou aqui também para lhes agradecer isso. Por outro lado, é um sinal da nossa atenção aos problemas que há para resolver também neste centro hospitalar. Estamos satisfeitos com os investimentos que foram feitos recentemente, a melhoria do serviço de urgência, a nova unidade de cuidados intensivos, a instalação de um novo TAC, a instalação de um novo acelerador linear para a radioterapia, mas também ao que há para fazer. O que há para fazer, e esta garantido, é o grande programa de eficiência energética para reduzir o custo energético e a pegada de carbono do hospital, a instalação de um segundo acelerador linear para tratar com radioterapia os doentes com cancro mas outras necessidades que a administração nos foi chamando à atenção e que nós teremos de responder quer na melhoria na área da obstetrícia, quer na tão ansiada máquina de ressonância magnética nuclear que há de merecer uma atenção por parte do governo e estou também certo, do apoio por parte dos senhores autarcas servidos por esta unidade hospitalar”, assegurou-nos o ministro.
Manuel Pizarro não esconde, aliás, que tem sido fácil para o governo negociar e trabalhar com os autarcas a cumprir mandato. “Há um enorme esforço da Moita, do Barreiro, do Montijo, de Alcochete… Não tem faltado ao SNS apoio do poder local democrático desta zona e esta é uma ligação e uma cooperação muito importante. A pandemia chamou à atenção para que não é mais possível imaginar o sistema de saúde separado do poder local e isto tem sido exemplar aqui na área de influencia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, esta ligação profunda entre poder local e o Serviço Nacional de Saúde e acho que isso mostra às pessoas que assim se consegue resolver melhor os problemas e se consegue ultrapassar mais facilmente as dificuldades”, garantiu-nos Manuel Pizarro.
A vereadora do Município da Moita, Anabela Rosa, mostra-se empenhada em trabalhar com todas as entidades para que as condições dos serviços de saúde possam sempre melhorar e fica grata por esta atenção recebida por parte do ministro da saúde. “Esta visita manifesta o interesse do senhor ministro da saúde pela nossa zona da Margem Sul e especialmente aqui pelo Centro Hospitalar Barreiro Montijo. Ficamos muito satisfeitos pelo interesse do senhor ministro em visitar e conhecer as dificuldades daqui do nosso território. Temos que trabalhar em conjunto tanto os municípios como as entidades competentes da área da saúde para servirmos melhor aquilo que são os interesses dos nosso munícipes e também dos nossos profissionais de saúde porque só com a criação de melhores condições de trabalho é que nós conseguimos captar profissionais de saúde para os nossos centros de saúde que é o que precisamos para a nossa população”, explica a vereadora Anabela Rosa.