
No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, que se assinalou durante todo o mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Moita, aliando-se ao movimento nacional promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, vai realizar, amanhã, 28 de abril, um Laço Azul Humano.
A iniciativa vai decorrer, pelas 11 horas, na zona junto à Caldeira da Moita, nas traseiras do Edifício dos Paços do Concelho.
Esta iniciativa parte de um conjunto de ações levadas a cabo pela CNPDPCJ durante o mês de abril. A cor azul simboliza a cor dos corpos das crianças vítimas de maus-tratos, cujo movimento de sensibilização teve início em 1989, quando uma mulher norte americana, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos.
Com esse gesto, Bonnie Finney quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que se expandiu por países em todo o mundo, e abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.
Participe nesta iniciativa.