Desde terça-feira, dia 5 de março, que se encontra à disposição da população, um ponto de atendimento para aconselhamento e avaliações gratuitas das habitações, no âmbito do combate à pobreza energética.
Instalado num contentor junto à estação da CP, na Baixa da Banheira, este balcão de atendimento, que funciona de segunda a sexta-feira, fornece informação e aconselhamento sobre como poupar na fatura da eletricidade e gás, podendo, também, disponibilizar visitas aos domicílios com o intuito de se realizar avaliações energéticas gratuitas sobre o conforto térmico das habitações e identificar potenciais candidatos ao programa Vale Eficiência que permite obter financiamento para as alterações necessárias á renovação energética das habitações, por forma a proporcionar um maior conforto ás famílias.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente, da S-Energia - Agência Regional de Energia e dos Municípios do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, com o apoio da Faculdade de Ciências e Tecnologia e financiado pela EPAH – Energy Poverty Advisory Hub.
Sara Silva, na qualidade de Vice-Presidente do Conselho de Administração da S-Energia e Vice-Presidente da Câmara Municipal da Moita, na sua intervenção, referiu que “o índice de vulnerabilidade à pobreza energética desenvolvido pelo CENSE, da Universidade Nova, revela que no nosso território existe uma alta propensão das famílias à pobreza energética”, pelo que esta iniciativa é de extrema importância uma vez que “irá apoiar gratuitamente as famílias, disponibilizando aconselhamento sobre como minimizar os impactos da fatura de energia e apoio ao preenchimento de candidaturas”.
O vereador da autarquia da Moita, António Carlos Pereira, sublinhou que “o desenvolvimento de ações desta natureza, adaptadas ás necessidades locais específicas, com a criação de metodologias de diagnóstico, contribuem para um desenvolvimento sustentável”, acrescentando que esta é “uma iniciativa de proximidade, que atua ao nível do município ou da freguesia e que testa um modelo inovador de apoio ás famílias, na melhoria do desempenho energético das suas habitações”.
No mesmo dia foi apresentado o projeto “ Prescrever uma Casa Confortável”, também financiado pela EPAH e promovido pela União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira e pela Unidade de Saúde Familiar “Querer Mais”, do Vale da Amoreira, com o apoio técnico da S-Energia, em estreita colaboração com este Ponto de Transição + Próximo e, conta, ainda, com o CRIVA, RUMO, CRIBB e Fundação Santa Rafaela Maria, como parceiros.
Estes projetos promovem a implementação de uma metodologia de diagnóstico de desconforto térmico nas habitações, através de questionário, uma linha de apoio para análise das faturas de energia e suporte a candidatura para financiamento.
De recordar que os interessados em beneficiar deste serviço gratuito, deverão dirigir-se, presencialmente a este ponto de atendimento, ou através do contacto telefónico 961236408 ou ainda pelo email: contacto-senergia@ponto-de-transisao.pt.
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