






A Sessão Solene da Assembleia Municipal reuniu várias entidades e populares para invocar a Revolução dos Cravos.
A realização de uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, na Praça da República, na Moita, marcou as comemorações do 49º aniversário do 25 de abril, no concelho da Moita.
A cerimónia teve início com a atuação das Bandas Musical do Rosário e Filarmónica da Moita. Logo após esse momento, o Presidente da Assembleia Municipal da Moita, António Duro, deu por aberta a sessão, onde que fez questão de afirmar a importância da comemoração deste dia a nível nacional. “Celebramos hoje mais um aniversário do 25 de abril de 74, a um ano para esta efeméride atingir os seus 50 anos. Sempre este concelho celebrou efusivamente e continua a celebrar de muitas formas e com as mais diversas atividades de cultura, desporto, entretenimento, associativismo e político. Acrescentámos nesta Assembleia Municipal a Sessão Solene de homenagem a esta data histórica que mudou a nossa vida e a vida das gerações futuras. É a segunda sessão solene de homenagem ao 25 de abril de 74 neste mandato”, afirmou António Duro no início da cerimónia.
Depois tomaram da palavra os alunos representantes do parlamento dos jovens, do Agrupamento de Escolas da D. João I da Baixa da Banheira, do Agrupamento de Escolas da Moita e da Escola Técnica Profissional da Moita, bem como os deputados municipais João Gaspar, pelos Independentes, Isilda Letras, pelo CDS, Elvis de Freitas, pelo PSD, Carmen Mafra, pelo BE, João Faim, pela CDU e Ana Costa pelo PS.
O encerramento da cerimónia ficou a cargo do presidente Carlos Albino, que alertou para o fato da liberdade alcançada com o 25 de abril, não poder ser dada como garantida. “Estamos a um ano do cinquentenário do 25 de abril. Quase cinquenta anos volvidos daquela madrugada em que Portugal acordou diferente. Acordou livre! Nunca é demais enaltecer a coragem e determinação de todos aqueles e aquelas que, mesmo colocando em risco a própria vida e a dos seus, se bateram e lutaram pela liberdade nas mais diferentes áreas. É a esses homens e mulheres a quem devemos a gratidão de podermos estar aqui, hoje, a debater ideias e a trocar opiniões. Mas esta é uma liberdade que não podemos assumir como garantida. É condição inevitável que continuemos a lutar por ela, dia após dia.”, disse o presidente Carlos Albino emocionado.
A sessão foi encerrada com o tema Grândola, Vila Morena tocada pelas duas bandas presentes no evento.
A iniciativa “Abril na Rua”, continuou com demonstrações de atividades associativas desportivas e culturais, por diferentes clubes e associações na zona envolvente ao edifício da Câmara Municipal da Moita e caldeira.
Notícias relacionadas
-
/viver/informacao-municipal/noticia/gisela-joao-encantou-na-baixa-da-banheira
Gisela João encantou na Baixa da Banheira
26 Abr 2023 -
/viver/informacao-municipal/noticia/capitao-de-abril-antonio-rosado-da-luz-garante-faria-tudo-igual-ao-que-fiz
Capitão de abril António Rosado da Luz garante “faria tudo igual ao que fiz!”
24 Abr 2023 -
/viver/informacao-municipal/noticia/25-horas-a-nadar-na-piscina-municipal-de-alhos-vedros-programa-disponivel
25 horas a nadar na Piscina Municipal de Alhos Vedros | Programa Disponível
13 Abr 2023