Não abandone embalagens e resíduos de madeira junto aos ecopontos ou contentores!
A madeira é um material reciclável, mas não deve ser colocada junto aos ecopontos, pois estes destinam-se apenas a embalagens de plástico e metal, papel e cartão e vidro. O local mais adequado para depositar paletes, caixas de fruta ou de vinho e outros resíduos de madeira é o Ecocentro de Alhos Vedros.
Se colocar objetos de madeira junto aos ecopontos e contentores de resíduos urbanos, está a criar um maior volume de resíduos na sua rua e a contribuir para o envio destes resíduos para o aterro sanitário, onde não poderão ser reaproveitados, uma vez que estão misturados com outros monos e resíduos diversos.
Como fazer?
Para garantir que os resíduos de madeira são devidamente reciclados, a melhor forma é levá-los ao Ecocentro de Alhos Vedros, localizado no Bairro João da Silva, Vinha das Pedras, em Alhos Vedros (T: . 932 073 919), onde existem contentores próprios para madeiras que, depois de encaminhadas para a Amarsul, passam por um processo de seleção e reciclagem, transformando-se em novos produtos, como aglomerados de madeira.
Ramos ou troncos de madeira, assim como os restantes resíduos de jardinagem (à exceção de troncos de palmeira) podem ser recolhidos gratuitamente à sua porta pela Câmara Municipal, mediante agendamento através da Linha Verde dos Resíduos: 800 210 633 (chamada gratuita).
Antes de descartar os seus objetos de madeira, pense primeiro: mesmo muito antigos, alguns móveis podem ser restaurados com um toque de criatividade. Caixotes e paletes podem ser lixados e transformados em móveis (como mesas de centro, prateleiras ou estantes) ou usados como floreiras decorativas, por exemplo.
Inspire-se e adote práticas mais sustentáveis!
Por um melhor Ambiente!
Notícias relacionadas
-
Município da Moita reforça recursos humanos com novos trabalhadores

Município da Moita reforça recursos humanos com novos trabalhadores
02 Out 2026 -
Município da Moita marcou presença na Assembleia da República nas comemorações dos 50 anos do Poder Local Democrático

Município da Moita marcou presença na Assembleia da República nas ...
02 Out 2026 -
Aposta na cultura e trabalho em parceria marcam abertura da 53.ª Feira do Livro de Alhos Vedros

Aposta na cultura e trabalho em parceria marcam abertura da 53.ª Feira do ...
02 Out 2026
