Na sessão participaram estudantes das sete escolas de 3.º Ciclo do município da Moita.
No dia 26 de maio, a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, no seu auditório quase repleto, recebeu a segunda edição da Assembleia Municipal Jovem da Moita, ano letivo 2025-2026, este ano com o tema “Cidadania, democracia e participação – O teu papel no concelho”.
Na mesa da Assembleia Municipal Jovem estiveram António Duro (Presidente da Assembleia Municipal) e Guilherme Rocha (Coordenador da CPECDJ), juntamente com os seguintes eleitos:
- Presidente de Assembleia Municipal Jovem: Catarina Chicala (Agrupamento de Escolas Dom João I)
- Primeira Secretária: Susana Rodrigues (A.E. Fragata do Tejo)
- Segundo Secretário: José Canelas (Colégio Corte Real)
Para responder às questões, estiveram presentes a Vice-presidente da Câmara Municipal da Moita, Sara Silva, os Vereadores, bem como os Presidentes de Junta e Uniões de Freguesia de Alhos Vedros, da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira e do Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos.
Estiveram também presentes os membros da Comissão Permanente de Educação, Cultura, desporto e Juventude da Assembleia Municipal e vários deputados municipais..
A sessão iniciou com o período de intervenção do público jovem, com perguntas à Câmara e à Assembleia Municipal, que tiveram as devidas respostas dos seus responsáveis. Seguiu-se o período da ordem do dia, com a apresentação e discussão de várias propostas para melhoria do concelho da Moita, seja no âmbito das escolas seja no espaço público em geral, pelos jovens deputados, alunos do ensino público e do ensino particular e cooperativo, seguida da votação das mesmas pelos jovens deputados. Foram eleitas as propostas apresentadas pelo Agrupamento de Escolas D. João I, com um total de 36 votos.
Esta iniciativa da Assembleia Municipal da Moita, com o apoio da Câmara Municipal, reafirma a importância de dar voz aos jovens para exercerem de forma consciente a cidadania, envolvendo a juventude no processo democrático e no pressuposto de um futuro mais risonho.
No final, a satisfação e o orgulho por parte de alunos, professores e de todos que assistiram a esta Assembleia Municipal Jovem eram notórios.
Notícias relacionadas
-
Escolas do concelho dinamizam as Hortas escolares

Escolas do concelho dinamizam as Hortas escolares
29 Mai 2026 -
É fã de futebol ou basquetebol? Este fim de semana é para si.

É fã de futebol ou basquetebol? Este fim de semana é para si.
28 Mai 2026 -
Baixa da Banheira recebeu o 1.º Congresso de Nutrição da ULSAR
Baixa da Banheira recebeu o 1.º Congresso de Nutrição da ULSAR
27 Mai 2026
