Os incêndios florestais são processos de fogo descontrolados que se propagam em áreas ocupadas por florestas, matos e culturas agrícolas. Constituem uma fonte de perigo para as pessoas, e bens, além de provocarem elevados danos ambientais. Por vezes estes incêndios têm origem em queimas e queimadas não prevenidas.
- O que é uma queimada? E uma Queima?
• Queimada – quando se usa o fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolhos e ainda, para eliminar sobrantes de exploração agrícola ou florestal e que estão cortados mas não amontados
• Queima - quando se utiliza o fogo para eliminar sobrantes de exploração agrícola ou florestais, que estão cortados e amontoados.
- Quando se pode fazer uma queimada?
A realização de uma queimada só é permitida fora do período crítico e desde que o índice de risco temporal de incêndio seja inferior ao nível elevado e também só é permitida após licenciamento na respetiva câmara municipal na presença de técnico (s) credenciado (s) em fogo controlado ou, na sua ausência, de equipa de bombeiros ou de sapadores florestais.
- Quando se pode fazer uma queima?
Pode – se fazer uma queima em todos os espaços rurais, fora do período crítico e desde que não se verifiquem os índices de risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo. É, no entanto, proibido fazer queimas a menos de 30 m de quaisquer construções e a menos de 300 m de bosques, matas, lenhas, searas, palhas, depósitos de substâncias suscetíveis de arder e, independentemente da distância, sempre que deva prever-se risco de incêndio.
A realização de uma queima, nas condições permitidas, não carece de um licenciamento da câmara municipal, devendo, no entanto, consultar o Serviço Municipal de Proteção civil da sua área, a fim de saber o índice de risco temporal de incêndio, bem como para aviso das corporações de bombeiros para evitar falsos alarmes.
- O que é o período crítico de incêndio florestal?
É o período durante o qual vigoram medidas e ações especiais de prevenção contra os incêndios florestais.
Coincide com os meses de Julho e Setembro. Se as condições meteorológicas forem mais severas, o período pode ser alargado., sendo definido para cada ano por portaria do ministério da agricultura.
- Risco de incêndio florestal diário
Para consultar o risco de incêndio florestal diário, contate o Serviço Municipal de Proteção Civil ou o Gabinete Técnico Florestal da sua área, ou ainda o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (ww.ipma.pt)