O Município da Moita é o concelho da Área Metropolitana de Lisboa com a maior área verde tratada por habitante, com um total de mais de 50 hectares de parques e jardins. A Câmara Municipal tem vindo a desenvolver acções de requalificação e conservação destes espaços públicos que em muito contribuem para a melhoria da imagem urbana e para o bem-estar de quem os frequenta. O concelho dispõe também de aprazíveis parques de merendas que, além de oferecerem excelentes condições, premeiam os visitantes com a aragem refrescante do Tejo.
-
Parque José Afonso – Baixa da Banheira
O Parque José Afonso, na Baixa da Banheira, dispõe de 25 hectares de zonas verdes criados para reaproximar aquela vila operária ao seu rio.
Este parque ribeirinho acompanha o recorte natural das margens do Tejo e dispõe de restaurante, piscinas, ciclovias, circuito de manutenção, áreas de lazer, polidesportivos, parques infantis, miradouro, entre outros equipamentos.Este parque recebeu já uma menção honrosa no Prémio Nacional do Ambiente.
-
Parque das Salinas – Alhos Vedros
O Parque das Salinas, ocupando uma área de 5 ha, situa-se num espaço onde outrora existiram antigas marinhas de sal, oferecendo equipamentos desportivos e de lazer.
-
Parque Estrela Vermelha – Baixa da Banheira
Remodelado no âmbito da Operação de Revitalização Urbana da Vila da Baixa da Banheira, o Parque Estrela Vermelha dispõe de várias zonas de estar e zonas verdes.
-
Parque Municipal da Moita
Construído na década de 70, o Parque Municipal da Moita oferece 4000 m2 de área verde, de aspecto naturalista, com lagos, árvores e relvados, oferecendo frescura e sombra aos visitantes. Junto à zona mais elevada, destaca-se um antigo Moinho, cuja estrutura foi aproveitada para instalar um café-esplanada.
O Parque Municipal da Moita está a ser alvo de uma remodelação paisagística.
-
Parque das Canoas – Gaio
Construído junto ao Estaleiro Naval de barcos tradicionais do Tejo, o Parque das Canoas é o local ideal para passar um final de tarde no sossego da Beira Tejo.
De “braços abertos” para o Tejo, este espaço verde dispõe de mesas para merendar, zona relvada e sombras apetecíveis. Para ocupar o tempo dos mais pequenos, existe também, neste local, um parque infantil. -
Parque de Merendas – Praia Fluvial do Rosário
Um local aprazível que oferece também uma zona verde para piqueniques, como mesas e um fogareiro, e que atrai muitos visitantes, principalmente durante a época estival.
-
Parque de Merendas – Sarilhos Pequenos
Neste parque de merendas destaca-se um assador muito especial, com a forma de um barco tradicional do Tejo, para que a memória não esqueça que foram estas embarcações que garantiram durante anos “o pão nosso de cada dia”.