Resíduos
No que respeita ao sistema de resíduos sólidos, a Câmara Municipal tem vindo a investir em diversas áreas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos munícipes e a qualidade ambiental no município da Moita.
Como exemplos elucidativos das intervenções realizadas, destacamos a reestruturação dos circuitos de recolha dos resíduos sólidos urbanos (RSU), a implementação de horários e circuitos específicos para a recolha dos monos domésticos, a disponibilização de “sacões” para os entulhos, o aumento significativo do número de papeleiras instaladas nos espaços públicos e a promoção de campanhas de sensibilização junto da população.
No entanto, é indispensável a colaboração de todos para que o Município da Moita seja um concelho mais limpo.
Conheça os locais corretos onde deve depositar os seus resíduos:
-
Ecocentro
Em complemento do Sistema de Recolha Selectiva através dos Ecopontos colocados na via pública, existe uma outra infra-estrutura para uso dos cidadãos na preservação do ambiente: o Ecocentro.
O que é um Ecocentro?
O Ecocentro é um parque com contentores de grandes dimensões, destinados a receber separadamente diversos materiais para posterior tratamento e reciclagem.O que pode depositar no Ecocentro:
• Monos Domésticos:
Objectos volumosos fora de uso. Ex: móveis, sofás, colchões.
• Madeiras e Resíduos Verdes:
Paletes, caixas de fruta, ramagens de árvores e aparas de jardins.
• Óleos usados:
Óleos usados alimentares e de motores de automóveis.
• Pilhas
• Papel e cartão:
Cartões, jornais, revistas, livros, papel de arquivo, papel de computador e caixas de cartão.
• Embalagens:
Sacos de plástico, garrafas e garrafões de plástico, embalagens de plástico de detergentes, shampôs, latas de bebidas, de conservas e de sprays vazias, pacotes de bebidas (leite, sumos, vinho).
• Vidro:
Garrafas e frascos de vidro.Onde se localiza o Ecocentro?
O Ecocentro localiza-se no Bairro João da Silva – Vinha das Pedras 2860-022 Alhos Vedros. Tel. 932 073 919Horário de funcionamento:
Dias úteis das 9:00h às 18:00h
Sábados das 9:00h às 12:30h
Encerramento aos sábados à tarde, domingos e feriados -
Ecopontos
Os ecopontos existentes no Concelho da Moita são da responsabilidade da Amarsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A (linkar o nome para https://www.amarsul.pt), que coloca, mantém e repara estes equipamentos, fazendo a triagem dos resíduos, o seu armazenamento e encaminhamento para os respetivos circuitos de reciclagem.
Um ecoponto é em regra constituído por:
• Um contentor para embalagens de vidro (cor verde);
• Um contentor para embalagens de plástico e metal (cor amarela);
• Um contentor para papel, cartão, jornais e revistas (cor azul).Coloque sempre as embalagens desmanchadas e bem espalmadas para rentabilizar o espaço disponível do ecoponto.
-
Recolha de Entulhos
Vai fazer uma obra em casa? O que fazer com o entulho?
A gestão dos Resíduos de Construção e Demolição, vulgarmente conhecidos por entulhos, produzidos em obras particulares isentas de licença e não submetidas a comunicação prévia, é da responsabilidade do Município da Moita.
Se vai fazer uma obra, certifique-se de que dá um encaminhamento correto ao entulho produzido. Não o deixe nunca na rua nem depositado em terrenos baldios. Tais ações são prejudiciais ao ambiente e são puníveis com coimas.
Pode requisitar sacos especiais para entulho ''Sacões'' com capacidade de cerca de 1 metro cúbico, junto dos Balcões de Atendimento do Munícipe da Câmara Municipal, mediante o pagamento prévio de uma tarifa, devendo apresentar os seguintes elementos:
- Cartão de Cidadão/Identidade
- Comprovativo de moradaPode requisitar no máximo três sacos de cada vez.
Deverá colocar apenas entulho no saco e colocá-lo em local de fácil acesso à viatura de recolha.
Deverá ser respeitada a capacidade de cada saco, não devendo também ser colocado entulho fora do mesmo.
Para mais informações, contacte-nos: 212806700
-
Recolha de Monos e Resíduos Verdes
Monos e Resíduos de Jardim - “No Dia Certo É Que Está Certo!”
A Câmara Municipal tem à disposição de todos os munícipes um serviço, totalmente gratuito, de recolha de monos (objetos volumosos) e resíduos de jardim.
No seu contentor de resíduos urbanos está afixada informação sobre os dias em que deverá colocar os seus monos e resíduos de jardim. Para que não se acumulem resíduos junto aos contentores, coloque os monos ou resíduos de jardim apenas nos dias específicos, sempre até às 22:00h.
Não se esqueça: “No Dia Certo é que Está Certo!”
Confira também aqui os dias de deposição de monos e resíduos de jardim:
Freguesia de Alhos Vedros:
Arroteias - terça-feira e quinta-feira
Bairro Piedade - terça-feira
Barra Cheia - terça-feira
Brejos Faria - terça-feira e quinta-feira
Cabeço Verde - terça-feira
Cortageira - terça-feira
Lagoa da Pega - terça-feira e quinta-feira
Quinta da Fonte da Prata - domingo e quarta-feira
Quinta do Quadrado - terça-feira
Rego d´Água - terça-feira
Vila de Alhos Vedros - terça-feira e quinta-feira
Vila Rosa - terça-feira e quinta-feira
Vila Verde - terça-feira e quinta-feira
Vinha das Pedras - terça-feira e sexta-feiraUnião das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira:
Baixa da Banheira - segunda-feira e quinta-feira
Vale da Amoreira - terça-feira e sexta-feiraMoita:
Alto do Pontão - quarta-feira
Brejos da Moita - quarta-feira
Broega - segunda-feira
Carvalhinho - domingo e quarta-feira
Chão Duro - segunda-feira
Penteado - quarta-feira
Pinhal da Areia - quarta-feira
Vila da Moita - domingo e quarta-feiraUnião das Freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos:
Gaio-Rosário - segunda-feira
Sarilhos Pequenos - segunda-feiraTenha em atenção:
Os resíduos de jardim devem ser acondicionados em sacos fechados;
Os ramos e troncos de maiores dimensões podem ser colocados junto ao contentor, desde que não prejudiquem a circulação;
Para grandes quantidades, contacte a Câmara Municipal: T: 212806700
Em caso de infração, poderá ser aplicada uma coima de 150 euros a 5 500 euros (Pessoas singulares)
Estes resíduos, à exceção dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, podem ainda ser depositados no Ecocentro (equipamento da responsabilidade da Amarsul. S.A.), localizado no Bairro João da Silva – Vinha das Pedras, 2860-022 Alhos Vedros, Tlm: 932 073 919, todos os dias da semana, entre as 9:00h e as 18:00h, e aos sábados, das 9:00h às 12:30h.
Relativamente aos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, como frigoríficos, televisões, máquinas de lavar loiça e roupa, poderão ser depositados gratuitamente no Ecoparque (igualmente da responsabilidade da Amarsul, S.A.), situado na Estrada Luís de Camões, Brejos da Moita, 800 205 674 (linha gratuita), no seguinte horário: de segunda a quinta-feira, das 9:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h, à sexta-feira, das 9:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h.
-
Recolha Indiferenciada de Resíduos Sólidos Urbanos
Resíduos Sólidos Urbanos
Deposite os seus resíduos nos contentores municipais, respeitando o horário de deposição estabelecido pela Câmara Municipal: das 19:00h às 22:00h;
Coloque sempre os resíduos devidamente acondicionados num saco bem fechado;Se o contentor que utiliza habitualmente estiver cheio, desloque-se ao mais próximo com capacidade para receber os seus resíduos.
Resíduos Sólidos Urbanos no Natal e Ano Novo:
Dias 24 e 31 de Dezembro
Turno da Manhã - Das 7:00h às 13:00h
Turno da Noite (antecipado para a tarde) - Das 14:00h às 20:00hDias 26 de Dezembro e 2 de Janeiro, excecionalmente, será feita a recolha e RSU no seguinte horário:
Turno da noite - Das 22:00h às 4:00h
Turno da manhã - Das 6:00h às 12:00hNos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro não se realiza recolha de RSU. Nos dias seguintes a recolha retoma o horário normal.
-
Recolha Seletiva de Óleos Alimentares Usados (OAU)
A descarga de óleos alimentares usados (OAU) no solo e no meio hídrico causa graves problemas de poluição.
Também a sua descarga nas redes de drenagem de águas residuais domésticas, provoca problemas operacionais ao nível do seu funcionamento hidráulico, devido à ocorrência de entupimentos, os quais poderão ocorrer igualmente nas estações de tratamento de águas residuais domésticas (ETAR’s). Neste último caso, poderão ainda verificar-se problemas no respectivo processo de tratamento.
Assim, é fundamental que os OAU sejam depositados seletivamente em contentores adequados para o efeito – oleões, para posteriormente serem valorizados, por exemplo através da produção de biodiesel.
O que é o biodiesel?
O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, obtido normalmente a partir da reação química de lípidos, óleos ou gorduras de origem animal (e.g., sebo) ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também por outros processos, designados craqueamento e esterificação.
O biodiesel é feito para ser usado em motores diesel padrão e substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos (camiões, tratores, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel derivado de petróleo, em diversas proporções.
O setor de transportes é responsável, a nível global, por cerca de 30% das emissões de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global, cuja concentração na atmosfera aumentou 39% desde a Revolução Industrial (1750).
O biodiesel, por ser obtido através de fontes renováveis – as plantas que dão origem aos óleos vegetais – permite que se estabeleça um ciclo fechado de carbono, no qual o CO2 é absorvido quando a planta cresce e é libertado quando o biodiesel é queimado na combustão do motor. Este ciclo torna-se ainda mais sustentável se o biodiesel for produzido a partir de óleos alimentares depois de usados, ou seja, quando não são feitas plantações exclusivamente para produzir combustível. Assim, o uso de biodiesel a partir dos OAU é importante para minorar as emissões de gases de efeito de estufa e as consequentes alterações climáticas.
Por isso…
Não deite o óleo alimentar usado nos contentores do lixo, nem na rede de drenagem de águas residuais domésticas, mas sim nos oleões!
Como devo proceder?
Deverá cumprir os seguintes passos:- Após a sua utilização o óleo alimentar usado deverá ser arrefecido, e estar livre de impurezas (restos de comida, água e outros);
- Acondicionar o óleo alimentar usado numa garrafa de preferência plástica, nunca esquecendo de fechar muito bem a tampa;
- Depositar o óleo alimentar usado assim acondicionado no interior do oleão.
Atenção! Nos oleões só deve colocar óleo alimentar usado e nunca óleo mineral (de motores de veículos motorizados e outros).Consulte a informação sobre o Ecocentro, no caso do óleo mineral usado.
Onde posso encontrar oleões na área do município da Moita?
Oleões Freguesia Designação e Localização (Rua, Avenida, etc.) Baixa da Banheira Ginásio Atlético Clube - Rua do Ginásio Baixa da Banheira "O Norte" Assoc. Ref. Pens. I. Z.N - Av Capitães Abril Baixa da Banheira Sociedade Recreativa Cultural União Alentejana – Rua Padre José Feliciano Baixa da Banheira Mercado Municipal da Baixa da Banheira – Zona Sul - Rua Professor Rui Luís Gomes Baixa da Banheira Mercado Municipal da Baixa da Banheira – Zona Norte (Entre a Rua Eng. Júlio Martins e a Rua do Ginásio Baixa da Banheira Minipreço - Rua da Liberdade - Estrada da Amizade Baixa da Banheira EB 2/3 D. João I - Rua José Gomes Ferreira Vale da Amoreira Instalações Apoio H. L. - Av. Alfredo Dinis Alex Vale da Amoreira Instalações Apoio H. L. - Av. Almada Negreiros Vale da Amoreira Escola Secundária - Praceta Maria Helena Vieira da Silva Vale da Amoreira Junta de Freguesia - Avenida Vasco da Gama - Edifício Mercado Municipal Loja A Alhos Vedros Instalações Apoio H. L. - Rua António Silveira Alhos Vedros Sociedade Filarmónica R. U. Alhosvedrense "A Velhinha"- Praça República Alhos Vedros Centro Social o Bom Samaritano - Rua Padre António Vieira - Arroteias Alhos Vedros Instalações Municipais - Quinta Matão - junto ao Viveiro Municipal Alhos Vedros Mercado Municipal de Alhos Vedros - Rua D. Afonso de Albuquerque Alhos Vedros Minipreço - Estrada Nac. 11 - Vale do Grou Alhos Vedros Sporting Club Vinhense - R. 1º de Maio, nº 5 Alhos Vedros Assoc. "Amigos do Mar" - Largo do Descarregador (cais) Alhos Vedros EB 2/3 José Afonso - Rua Maria Veleda - Bairro das Morçoas Moita Instalações Municipais - Edificio Ex-Socorquex - Rua Classe Operária Moita Clube Recreativo Penteado - Estrada Municipal 533-1 Moita Escola Secundária da Moita - Largo da Juventude - Alto S. Sebastião Moita EB 2/3 D. Pedro II - Largo da Juventude - Alto S. Sebastião Moita EB 2/3 Fragata do Tejo - Av. Luís de Camões - Urb. Est. do Tejo Moita Centro Náutico Moitense - Largo do Cais Moita Mercado Municipal da Moita - Rua Dr. Alexandre Sequeira Moita Intermarché - Rua da Classe Operária Moita Assoc. de Moradores do Bairro Novo - R. António Sérgio, Pinhal da Areia Moita Grupo Desportivo Popular do Chão Duro - R. da Escola, Urb. Vila Bela Gaio-Rosário Mercado Municipal do Gaio- Rosário - Rua Luís de Camões Sarilhos Pequenos Mercado Municipal de Sarilhos Pequenos - Rua Luís de Camões Para onde devo ligar para saber mais informações sobre os oleões?
Deve contactar com a Linha Verde do Ambiente (800202323)
Conheça o projeto ReCoil
O Município da Moita participa ativamente no ReCoil, projeto que pretende promover a recolha de óleo alimentar usado junto de diversas populações, em Portugal e noutros países da Europa.
Saiba mais em http://www.recoilproject.eu/index.php/pt/
- Campanha “Todos Juntos por um Melhor Ambiente”