A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) anuncia a continuidade do Rastreio do Cancro de Mama, no Município da Moita.
O rastreio estará disponível na Unidade Móvel da LPCC de 12 de março a 07 de maio, nos seguintes períodos/locais:
- 12 a 31 de março – Moita (Junto ao Centro de Saúde);
- 02 a 10 de abril – Alhos Vedros (junto Centro de Saúde);
- 14 a 21 de abril – Vale da Amoreira (junto ao Centro de Saúde);
- 23 de abril a 07 de maio – Baixa da Banheira (junto ao Fórum Cultural José Manuel Figueiredo).
As mulheres do município, elegíveis para o rastreio (50-69 anos), vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.
Sobre o rastreio
O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos, com os seguintes requisitos:
- Sem qualquer alteração na mama – sem sintomas;
- Sem próteses mamárias;
- Não realizou mastectomia;
- Nunca teve cancro da mama.
Cada mulher deverá realizar este rastreio de 2 em 2 anos.
No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.
De acordo com um inquérito lançado pela LPCC-NRS em 2023, 98,8% das utentes do Rastreio do Cancro da Mama sentiram-se satisfeitas ou muito satisfeitas com o serviço prestado. A LPCC-NRS garante todos os procedimentos de segurança e higienização diariamente para manter o bom funcionamento das unidades móveis durante o rastreio.
Leia aqui o Artigo Dr.Rui Oliveira Soares - A Importância do Rastreio
Conheça neste filme, a experiência da Judite, uma das nossas utentes e saiba mais sobre o processo em https://www.ligacontracancro.pt/rcm-q-a/
Folheto Informações Úteis disponível para impressão: DESCARREGUE AQUI

