O Carnaval está a aproximar-se e, no concelho da Moita, como é já tradição, o Corso Carnavalesco de Alhos Vedros sai à rua nos dias 7 e 9 de fevereiro, às 15:00h, com o tema “A Velhinha é invadida pelas Quatro Estações do Ano”. Este corso de carnaval é, uma vez mais, promovido pela Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense “A Velhinha”, com o apoio de várias instituições e do comércio local, sendo totalmente gratuito para todos os que queiram brincar ao Carnaval no concelho da Moita.
Para apoiar a organização do tradicional Corso de Carnaval de Alhos Vedros, a Câmara Municipal da Moita aprovou, por unanimidade, na sua última reunião pública, que decorreu dia 27 de janeiro, nos Paços do Concelho, a atribuição de um apoio financeiro à “Velhinha”, no valor de 10 000 euros.
Apoios financeiros para Moita Metal Fest e BB Blues Fest
Nesta reunião, foram igualmente aprovadas, por unanimidade, duas propostas de protocolos de colaboração: uma entre o Município da Moita e a Associação Cultural Ponto Escuta Ativa e outra entre o Município da Moita, a União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira e a Associação BB Blues Portugal.
O Moita Metal Fest, inserido na programação da Quinzena da Juventude do concelho da Moita, é um dos festivais de referência em Portugal e vai já para a sua 13ª edição. Com a celebração deste protocolo com a Associação Cultural Ponto Escuta Ativa, formada pelos elementos da Banda Switchense, promotora do festival, formalizam-se todos os apoios logísticos e financeiros a atribuir pela autarquia. Em 2016, o apoio financeiro municipal é de 5020 euros.
O BB Blues Fest nasceu em 2012 e as Blues Nights, com regularidade mensal, em 2013. A dimensão já atingida por este festival levou a que se celebre o referido protocolo, ficando também definidas as responsabilidades de cada um dos parceiros. Em termos de apoio financeiro, o protocolo prevê a atribuição de um apoio financeiro municipal à Associação BB Blues Portugal, no valor de 10 000 euros.
Aposta no desenvolvimento do Andebol
Com o objetivo de implementar um projeto no âmbito do desenvolvimento da modalidade de andebol, nas freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, em particular, e no concelho da Moita, em geral, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a ratificação do protocolo a celebrar entre o Município da Moita, a União Desportiva e Cultural Banheirense, promotora do projeto, a União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, o Agrupamento de Escolas Mouzinho da Silveira, a Associação de Andebol de Setúbal e a Federação de Andebol de Portugal.
Apoio financeiro para associações participantes no AtletisMoita
No âmbito do AtletisMoita – Torneio das Coletividades do Município da Moita em Atletismo, foi aprovada nesta reunião, também por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro aos clubes participantes, na época desportiva 2014/2015, de acordo com a classificação final do Torneio:
1º lugar – Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho – 1 000 euros;
2º lugar – Grupo Desportivo Popular do Chão Duro – 850 euros;
3º lugar – Grupo Desportivo da Fonte da Prata – 700 euros;
4º lugar – Centro de Atletismo da Baixa da Banheira – 600 euros;
5º lugar – Clube Amigos do Atletismo da Moita – 500 euros;
6º lugar – Núcleo de Atletismo do Penteado – 150 euros.
Conselhos Municipais de Segurança com novas áreas de competência
Por unanimidade, foi também aprovada a proposta de alteração ao Regulamento do Conselho Municipal de Segurança dos Cidadãos do Concelho da Moita. A nova legislação – Lei n.º 106/2015, de 2015 – veio introduzir uma alteração à constituição dos Conselhos Municipais de Segurança, integrando, agora, nestes organismos, os casos de violência doméstica e a sinistralidade rodoviária.
Neste âmbito, a Câmara Municipal, aprovou, por unanimidade, a alteração ao Regulamento do Conselho Municipal de Segurança dos Cidadãos do Concelho da Moita que vai ainda ser submetida a deliberação da Assembleia Municipal. De referir que o Conselho Municipal de Segurança dos Cidadãos do Concelho da Moita aprovou já esta alteração, na reunião de parceiros de 18 de janeiro.
A próxima reunião pública da Câmara Municipal da Moita está já agendada para o dia 24 de fevereiro, na sede do Grupo Recreativo e Familiar do Bairro Gouveia, em Alhos Vedros.
