Com o intuito de promover a aproximação da população às atividades ligadas ao rio, bem como a vela e a preservação das embarcações típicas, o Centro Náutico Moitense vai promover a XVII Regata Cruzeiro Moita - Vila Franca de Xira, nos dias 6 e 7 de julho, que, como habitualmente, coincide com a Festa do Colete Encarnado, de Vila Franca de Xira.
A XVII Regata Cruzeiro Moita - Vila Franca de Xira foi apresentada no dia 2 de julho, na sede do Centro Náutico Moitense, perante associados do clube, participantes da regata e população em geral e vai contar com a participação de cerca de 25 embarcações.
As embarcações vão partir, rumo a Vila Franca de Xira, no dia 6 de julho, às 11:00h, da Ilha do Rato, e a chegada à Vila Franca de Xira está previsto para as 16:00h. O regresso de Vila Franca de Xira decorrerá em cruzeiro, no dia 7 de julho. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o dia 12 de julho, às 20:00h, no Centro Náutico Moitense.
De salientar que o Centro Náutico Moitense tem vindo a contribuir, ao longo da sua existência, para manter viva a arte que, durante anos, foi o principal sustento das zonas ribeirinhas, os barcos típicos do Tejo, seja através da sua conservação, da construção de novas embarcações ou da promoção de eventos como esta regata.
A XVII Regata Cruzeiro é organizada pelo Centro Náutico Moitense, com o apoio da Câmara Municipal da Moita, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Junta de Freguesia da Moita e da União Desportiva Vilafranquense.
