Esta feira, que é baseada na vinda dos Infantes a Alhos Vedros para pedirem ao pai, D. João I, permissão para conquistarem Ceuta, pretende ajudar a promover, nos próximos anos, as comemorações dos 500 anos do Foral de Alhos Vedros que irão acontecer em 2014.
Do programa da 1ª Feira Medieval de Alhos Vedros, que inclui jogos medievais, diferentes animações musicais e de dança, demonstrações de artesanato e gastronomia, destacam-se o Desfile Histórico “À Espera dos Infantes”, no dia 31 de Maio, pelas 16:00h, bem como o Desfile Histórico “A Caminho de Lisboa”, pelas 18:00h do dia 1 de Junho.
Programa da 1ª Feira Medieval “Alhos Vedros, Ceuta à Vista!”:
Sexta-feira, dia 30 Maio
14:00h – Abertura
- Artesanato e artesãos ao vivo;
- Pátio dos Infantes – jogos medievais, arco e flecha, combates, ataque ao castelo, entre outras actividades;
- Visita de alunos do Agrupamento de Escolas José Afonso e outras escolas;
- Ateliers destinados aos mais novos (pintura, modelagem, orientação, caligrafia).
18:00h – Espectáculo de voo livre - Falcoaria e cetraria (ArtFalco).
20:00h – Animação com jograis, malabaristas, dançarinas e tambores nas tasquinhas e restante espaço da Feira por alunos da Escola Profissional da Moita.
21:30h – Sarau no Paço;
- Danças Medievais (PERLUDUM - Grupo de danças antigas do Barreiro);
- Teatro – Maravilhas do concelho pela Cercimb.
Sábado, dia 31 Maio
14:00h – Abertura
- Artesanato e artesãos ao vivo;
- Pátio dos Infantes – jogos medievais, arco e flecha, combates, ataque ao castelo; etc
- Ateliers destinados aos mais novos (pintura, modelagem, orientação, caligrafia, entre outros ateliers);
- Falcoaria e cetraria (Art Falco).
16:00h – Desfile histórico “À espera dos Infantes” – Participação de cavaleiros, grupos de danças, clero, nobreza e povo, tambores e restante animação.
18:00h - Espectáculo de voo livre - Falcoaria e cetraria (Art Falco);
- Animação com jograis, malabaristas, dançarinas e tambores nas tasquinhas e restante espaço da Feira por alunos da Escola Profissional da Moita.
22:00h – Sarau música e danças medievais, PERLUDUM - Grupo de Danças Antigas do Barreiro, Grupo de Danças Antigas Josefa D’Óbidos e Danças Baubo – danças orientais;
- Final da noite com música de raiz medieval e celta - gaitas de foles e tambores.
Domingo, dia 1 Junho
14:00h – Abertura
- Artesanato e artesãos ao vivo;
- Pátio dos Infantes – jogos tradicionais, arco e flecha, combates, ataque ao castelo;
- Ateliers destinados aos mais novos (pintura, modelagem, orientação, caligrafia, etc).
Das 15:00h às 18:00h – Tenda e demonstração de armas (Passado Vivo).
18:00h – Desfile histórico “A caminho de Lisboa” Participação de cavaleiros, grupos de danças, Clero, Nobreza e povo, tambores e restante animação.
19:00h – Espectáculo de voo livre - Falcoaria e cetraria - Art Falco.
20:00h - Animação com jograis, malabaristas, dançarinas e tambores nas tasquinhas e restante espaço da feira por alunos da Escola Profissional da Moita;
- PERLUDUM - Grupo de danças antigas do Barreiro, SaharaSoul – música gnawa, a alma do deserto;
- Encerramento.
