O seminário vai focar-se na importância da biodiversidade dos ecossistemas, o contexto global relativo à actual perda de biodiversidade, o papel da biodiversidade e dos auxiliares na agricultura biológica, a importância dos polinizadores, em particular das abelhas, bem como os serviços que prestam e ainda a problemática do desaparecimento destes insectos. Esta sessão decorre no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade e é dirigida a professores, técnicos de ambiente, agricultores, investigadores, munícipes e público em geral.
PROGRAMA
18:00h – Sessão de Abertura - Carlos Santos, Vereador do Pelouro do Ambiente do Município da Moita
Joaquim Raminhos, Director do Centro de Formação das Escolas do Barreiro e Moita
18:20h – Biodiversidade e serviços dos ecossistemas – crise, desafios actuais e acções locais - Dr. Nuno Oliveira, AmBioDiv – Valor Natural. Ambiente, Natureza e Sustentabilidade, Lda.
19:00h – Intervalo
19:20h – Biodiversidade em agricultura biológica – o papel dos auxiliares -
Eng.ª Raquel Sousa, Cooperativa Biosite
19:50h – As abelhas – potencial e ameaças na perspectiva dos apicultores - Dr. Joaquim Pífano, CNA/ADERAVIS (Confederação Nacional da Agricultura/Associação de Desenvolvimento Rural e Produções Tradicionais do Concelho de Avis)
Debate
20:30h – Encerramento
