Foi com casa cheia, no auditório da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, no sábado, dia 27 de Fevereiro, que foi inaugurada a UNISEM – Universidade Sénior da Moita.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal da Moita, João Lobo, referiu que este projecto coloca em prática “uma antiga e sólida ideia que construímos tendo em vista combater a solidão, o isolamento e a exclusão social, proporcionando melhor qualidade de vida e bem-estar à comunidade sénior do concelho da Moita”, acrescentando que a Universidade
A UNISEM destina-se a munícipes com mais de 55 anos e o seu funcionamento será descentralizado em diferentes locais do concelho. Como explicou a vereadora com o pelouro dos assuntos sociais, Vivina Nunes, a descentralização pretende “criar a possibilidade de todos os interessados participarem”. Numa primeira fase, as actividades formativas irão decorrer nas bibliotecas municipais, salas de espectáculo, pavilhões/ginásios ou salas de formação, propriedade da Câmara Municipal, podendo também vir a ser utilizados espaços do Movimento Associativo.
As aulas da UNISEM vão ter início a 15 de Março e centram-se em três áreas de formação: Línguas e Literatura, Artes e Informática. As inscrições ainda estão abertas e poderão ser efectuadas na Divisão de Assuntos Sociais da Câmara Municipal da Moita, Zona Envolvente à Praça de Touros, lote 26 – cave, 2860-423 Moita – T: 210891005/14.
A inauguração da UNISEM contou também com a animação musical dos Codfish Band, com um momento de declamação de poesia, por Luciano Barata, encenador na Universidade
