A Feira Medieval, que este ano se realiza entre 29 de maio e 1 de junho, com o tema “A Feira do Foral”, no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino, é já um marco nas feiras medievais de todo o país, atraindo à vila de Alhos Vedros – do Parque das Salinas ao Pelourinho –, milhares de pessoas.
Ainda no âmbito do programa de intervenção municipal para o associativismo, a Câmara Municipal aprovou igualmente a atribuição de um apoio financeiro à Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana, no valor de 750 euros. Esta verba destina-se a apoiar a realização da XXXI Semana Cultural Alentejana que irá decorrer entre 14 e 21 de junho, na Baixa da Banheira.
Para apoiar a deslocação de um atleta da Sociedade Recreativa da Baixa da Serra ao Campeonato da Europa de Luta Feminina – Séniores, na Finlândia, a Câmara aprovou também a atribuição de 120 euros a esta coletividade.
Por uma escola pública universal e defesa do Serviço Nacional de Saúde
Foi ainda nesta reunião pública que a Câmara Municipal da Moita aprovou a subscrição do apelo “Em Defesa da Escola Pública”, manifestando-se, desta forma, contra as medidas e orientações que contrariem o direito ao Ensino e sejam prejudiciais a um sistema de ensino universal, de qualidade e para todos.
O processo de destruição do Serviço Nacional de Saúde (SNS), desencadeado nos últimos anos com o encerramento de serviços de urgência, maternidades, centros de saúde, serviços de atendimento permanente, implementação e agravamento de taxas moderadoras, criação das parcerias público-privadas, agravou-se drasticamente a pretexto da aplicação do programa de assistência financeira a Portugal. Através da Moção “Contra o Encerramento de Serviços Hospitalares”, aprovado nesta reunião, a Câmara Municipal manifesta a sua posição de frontal recusa à portaria 82/2014 de 10 de abril que conduz ao desaparecimento dos serviços de obstetrícia e maternidade, entre outras valências, dos Hospitais do Barreiro e de Setúbal, centralizando-os apenas no Hospital Garcia da Horta, em Almada. Para a autarquia, todo este processo tem como única finalidade a destruição do SNS por razões ideológicas e opção política.
Todas as propostas e a moção foram aprovadas por unanimidade.
Consulte aqui:
Moção “Contra o Encerramento de Serviços Hospitalares”
Apelo “Em Defesa da Escola Pública”.
