O programa municipal encerrou com um balanço positivo das atividades organizadas que promoveram a partilha, a saúde e o bem-estar da terceira idade.
Durante o mês de outubro, o Município da Moita preparou um vasto programa dedicado à população sénior, sob o mote "Outubro, mês da pessoa idosa: Longevidade com qualidade de vida é um privilégio".
Ao longo das últimas semanas, as várias freguesias do concelho da Moita foram palco de iniciativas que cruzaram a cultura, o desporto, a cidadania e a prevenção da saúde, reforçando o compromisso com o envelhecimento ativo e a inclusão social.
As iniciativas tiveram início no dia 11 de outubro com uma excursão à Nazaré. Também os alunos da Universidade Sénior da Moita (UNISEM) embarcaram num passeio a bordo do Varino “O Boa Viagem”. A expressão e a autoestima também estiveram em destaque através da iniciativa "Envelhecer está na Moda".
Foram ainda organizadas sessões de esclarecimento na área da saúde e da cidadania, dirigidas à comunidade sénior.
O desporto e a solidariedade andaram de mãos dadas, com aulas ao ar livre nos parques do concelho. Também a Marcha Solidária da Associação de Mulheres com Patologia Mamária (AMPM) fez parte do programa.
Foi ainda dinamizado o espetáculo itinerante "Bolhas de Sabão" em diversos lares de terceira idade do município, espalhando alegria e sorrisos entre os idosos.
O encerramento oficial das iniciativas aconteceu no dia 27 de outubro no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, com o espetáculo "Fado: Os Fadistas e os Poetas". O evento agradou a todos presentes e contou até com a participação do público, que subiu ao palco e interpretou vários temas. O Vereador António Carlos Pereira acompanhou a tarde de fados e fez um balanço muito positivo de todas as iniciativas, organizadas em estreita articulação com as juntas de freguesia e associações do município.
Este programa reforça o compromisso do Município da Moita na promoção do envelhecimento ativo, garantindo que a população idosa continua no centro da vida social e cultural porque a longevidade merece ser celebrada todos os dias.
Notícias relacionadas
-
Câmara da Moita reforça segurança no Parque Municipal e na Zona Ribeirinha das Salinas em Alhos Vedros com videovigilância

Câmara da Moita reforça segurança no Parque Municipal e na Zona Ribeirinha ...
29 Out 2026 -
Tens 14 anos ou mais e procuras uma oportunidade de brilhar?

Tens 14 anos ou mais e procuras uma oportunidade de brilhar?
29 Out 2026 -
Serviço de Saúde Ocupacional promove ações de sensibilização junto das escolas

Serviço de Saúde Ocupacional promove ações de sensibilização junto das escolas
28 Out 2026
