Sabia que:
No concelho da Moita vive uma das aves mais bonitas de Portugal?
Trata-se do abelharuco, cujo nome científico é Merops apiaster. É uma ave terrestre de tamanho médio, cauda comprida e plumagem muito colorida: tem a garganta amarela, o peito e o ventre azulados, o dorso vermelho e a zona envolvente dos olhos preta.
O abelharuco é comum em quase toda a região a sul do Tejo e chega geralmente a Portugal no início de abril (por vezes em finais de março), permanecendo até setembro.
Estas pequenas aves coloridas percorrem todos os anos milhares de quilómetros entre África e os territórios onde nidificam, em parte da Ásia e na Europa, incluindo Portugal, e em sentido contrário poucos meses depois. Em Portugal, a alimentação preferencial do abelharuco são insetos grandes, de preferência escaravelhos e abelhas, daí o nome comum destas aves.
É frequente observá-los perto de barreiras de areia, barro ou argila, situadas à beira de rios ou ribeiras, ou até em barreiras junto à estrada ou areeiros abandonados.
São mais fáceis de observar enquanto constroem os ninhos e na fase em que alimentam as crias, mas é necessário ter cuidado para não os perturbar na época de reprodução.
Também têm uma vocalização muito característica, pode ouvir aqui.
Notícias relacionadas
-
Comunicado - Interrupção Temporária do Abastecimento de água na Moita - 6 de julho

Comunicado - Interrupção Temporária do Abastecimento de água na Moita - 6 de ...
03 Jul 2026 -
Aviso | Alerta Vermelho para o distrito de Setúbal

Aviso | Alerta Vermelho para o distrito de Setúbal
03 Jul 2026 -
O Associativismo no Concelho da Moita: Um pilar de cidadania, transparência e futuro

O Associativismo no Concelho da Moita: Um pilar de cidadania, transparência ...
03 Jul 2026
