Com o intuito de devolver estes espaços à identidade da zona, a Câmara Municipal vai realizar uma intervenção de fundo neste local da freguesia da Moita.
Situados na Urbanização do Palheirão e rodeados de escolas, a rua e o largo do Varino são artérias onde o trânsito se acumula, sobretudo ao início e final do dia com a entrega e recolha de crianças que frequentam as escolas. O volume de automóveis que ali se concentram, embora por pouco tempo, provoca situações caóticas uma vez que não existem condições de estacionamento nem uma circulação rodoviária que permita a fluidez no trânsito.
Por outro lado, o enquadramento da urbanização encontra-se desprovido de alma e de condições para que os moradores possam usufruir do espaço exterior com qualidade.
Neste sentido e, com o intuito de devolver estes espaços à identidade da zona onde se encontram inseridos, a Câmara Municipal desenvolveu um estudo de perfil do local que permitirá uma reorganização das zonas de estacionamento e a devolução dos espaços públicos à população com áreas qualificadas para o efeito, num investimento de cerca de 300 mil euros.
O largo do Varino foi estudado de forma a responder às necessidades dos utilizadores dos edifícios escolares, os únicos com entrada direta a partir do Largo e, por outro lado, proporcionar aos residentes espaços de estacionamento organizados e disponíveis a partir do final da tarde, quando as escolas encerram e os residentes regressam a casa.
O espaço de ligação entre o largo e a rua do Varino irá ser pavimentado mantendo o mobiliário urbano e as árvores existentes, reforçando-o com espécies arbóreas adequadas ao espaço e às condições climatéricas.


