Edição: Câmara Municipal da Moita
Existem diversas obras presentes no espaço público do concelho da Moita que passam despercebidas a muitos de nós, talvez devido às rotinas que não nos permitem prestar a devida atenção a este património artístico.
A arte pública existente, com maior incidência em trabalhos escultóricos e projetos paisagísticos, tem a capacidade extraordinária de valorizar, de múltiplas formas, o espaço público no concelho. Algumas das obras aqui retratadas conseguiram ganhar, por si só, o estatuto de ponto de referência nos centros urbanos. Ajudaram a reforçar e a destacar as heranças culturais e tradições locais. São símbolos de reconhecimento, de gratidão e de encorajamento para gerações passadas e futuras, recorrendo a temas locais, que são pertença das gentes do concelho.
Além de valorizar a identidade cultural dos centros urbanos, a arte pública assume igualmente uma função educativa na comunidade, através da arte, uma função e valor estéticos, permitindo a criação de marcos que celebram datas, épocas, temas socioeconómicos, tradições e heranças culturais.
Convidamos, assim, a parar, a observar e a conhecer esta face artística do concelho. A perceber o tema ou mensagem, por detrás de cada obra. A sentir as texturas, os materiais, o pormenor e a sua presença no espaço público. A perceber melhor a forma como estas obras se conjugam com a paisagem, bem como a relação entre a representação, a natureza e a cultura no concelho da Moita.