[COM VÍDEO] Curso “Mãos à Horta” em formato online

Maos a hortasite 1 1024 2500
2021/01/11

“Como fazer uma horta biológica na sua varanda ou no seu quintal” é o desafio lançado pela Câmara Municipal da Moita, com a realização do Curso de Tempos Livres “Mãos à Horta”. Adaptado à situação de pandemia, este curso é agora disponibilizado online em https://www.facebook.com/cmmoita e www.cm-moita.pt.

Gostava de fazer uma horta biológica?
Tem um quintal ou uma varanda onde caibam alguns vasos?
A Câmara Municipal lança o desafio de assistir ao curso online Mãos à Horta, que o ajudará, passo a passo, a fazer uma horta biológica e que abordará temas como Preparação do Terreno, Fertilização, Sementeira, Plantação, Método Bio e Bio-intensivo, Rotação e Consociações, Horta em Varanda, Sebes/Limitação Natural, Observação e Manutenção da Horta, Pragas e Auxiliares e Compostagem.

A Moita é um concelho em que a ruralidade está presente, mas onde existem polos urbanos onde a ligação à terra se tornou praticamente inexistente. A criação de hortas biológicas permite, através do processo de compostagem, a absorção de parte substancial de resíduos orgânicos domésticos, os quais voltam à terra, completando um ciclo. A absorção local de resíduos e a produção local de hortícolas de acordo com métodos biológicos contribui para a redução das emissões de gases de efeito de estufa e da pegada ecológica em geral, reduzindo também o espaço usado para depósito de resíduos em aterro.