Desta vez viajamos até 1864, ano em que um violento tufão atingiu a região.
Através de um ofício datado de 15 de dezembro de 1864, o regedor da vila de Alhos Vedros relata ao administrador do concelho da Moita os estragos provocados pela tempestade de 13 de dezembro.
Entre os danos registados, contam-se a queda de oliveiras de grande porte, o desmoronamento de pardieiros e a ruína de um telhado, bem como o aparecimento, na praia da vila, de um casco de vinho e de vários objetos arrastados pela força do vento e da água.
Um documento que nos permite revisitar um momento marcante da memória local e compreender de que forma a natureza também escreveu a história da nossa terra.
Toda a informação partilhada nesta rubrica tem origem no Arquivo Municipal da Moita, uma fonte privilegiada para conhecer e valorizar o nosso passado.
Notícias relacionadas
-
Câmara Municipal da Moita une esforços com Pais e Escola na exigência de obras urgentes na Fragata do Tejo

Câmara Municipal da Moita une esforços com Pais e Escola na exigência de ...
09 Jun 2026 -
Workshops IA.COM – Sessões disponíveis online

Workshops IA.COM – Sessões disponíveis online
09 Jun 2026 -
Comunicado - Alteração da localização de contentores

Comunicado - Alteração da localização de contentores
08 Jun 2026
