Sob o mote "Outubro, mês da pessoa idosa: Longevidade com qualidade de vida é um privilégio", o Município da Moita preparou um programa abrangente para celebrar a população sénior ao longo de todo o mês.
Com iniciativas culturais, desportivas, musicais e de prevenção e saúde, a autarquia reforça o seu compromisso em promover um envelhecimento ativo, saudável e plenamente integrado na comunidade, garantindo que as comemorações chegam a todas as freguesias do concelho.
A programação foi pensada para dinamizar os dias dos nossos idosos, incentivar a convivência e demonstrar que a idade é uma fase de vitalidade, aprendizagem e celebração.
Programa de Atividades
• 11 de outubro (Sexta-feira)
Passeio Cultural à Nazaré: Viagem dinamizada pela Associação de Reformados do Gaio Rosário (com apoio de transporte do Município da Moita).
• 12 de outubro (Segunda-feira)
16h00 – 18h00: Passeio "Rota Ribeirinha" a bordo do bote de pino municipal Varino O Boa Viagem, na Moita (convidada a turma da UNISEM).
• 14 de outubro (Quarta-feira)
15h00 – 17h00: Sessão de esclarecimento "A Saúde do Idoso", dinamizada pela Dra. Dulce Fonseca (Diretora Técnica da Farmácia Jordão Pedrosa), na Biblioteca Bento de Jesus Caraça, na Moita.
• 16 de outubro (Sexta-feira)
11h00 – 12h30: Atividade "Envelhecer está na Moda", dinamizada pelo CRIVA, no Lar São José Operário, na Baixa da Banheira.
14h00 – 19h00: Atividade "Envelhecer está na Moda", na Sociedade União Recreativa Cultural Alentejana, na Baixa da Banheira.
• 19 de outubro (Segunda-feira)
11h00 – 12h30: Espetáculo "Bolhas de Sabão", no Lar Abrigo do Tejo, na Moita.
14h30 – 16h00: Espetáculo "Bolhas de Sabão", no Lar Pedro Rodrigues Costa, em Alhos Vedros.
• 20 de outubro (Terça-feira)
10h30 – 11h30: Aula de Ginástica no Parque Municipal da Moita ou Pavilhão Municipal da Moita.
14h30 – 16h00: Espetáculo "Bolhas de Sabão", no Lar Nossa Senhora da Boa Viagem, em Sarilhos Pequenos.
• 21 de outubro (Quarta-feira)
15h00 – 17h00: Sessão "Trazer Mais Saúde ao Vale – A Saúde do Idoso", com a Dra. Dulce Fonseca e a Enfermeira Clara Saramago, na Biblioteca Bruno Vieira do Amaral, no Vale da Amoreira.
• 23 de outubro (Sexta-feira)
09h15 – 10h00: Aula de Chi Kung no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira.
14h30 – 15h30: Ação de informação e sensibilização "Segurança na 3ª Idade: Informar, Prevenir e Proteger", dinamizada pela GNR, na Biblioteca Bento de Jesus Caraça, na Moita.
• 25 de outubro (Domingo)
10h00: Caminhada Solidária, dinamizada pela Associação de Mulheres com Patologia Mamária (AMPM), com início no Parque José Afonso, na Baixa da Banheira.
• 26 de outubro (Segunda-feira)
10h00 – 11h00: Ação de sensibilização "Solidariedade não tem idade – A PSP com os idosos", na União Desportiva e Cultural Banheirense, na Baixa da Banheira.
14h30 – 15h30: Ação de sensibilização "Solidariedade não tem idade – A PSP com os idosos", na Biblioteca Bruno Vieira do Amaral, no Vale da Amoreira.
• 27 de outubro (Terça-feira) – Encerramento do Mês do Idoso
14h30: Tarde de Fados – Espetáculo de encerramento "FADO: OS FADISTAS E OS POETAS", no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.
Notícias relacionadas
-
Moita reforça apoio social e planeia a criação do Núcleo de Planeamento e Intervenção de Sem-Abrigo

Moita reforça apoio social e planeia a criação do Núcleo de Planeamento e ...
11 Mar 2026 -
Listagem definitiva de hierarquização e classificação das candidaturas ao concurso para atribuição de habitação de fogos propriedade do Município

Listagem definitiva de hierarquização e classificação das candidaturas ao ...
09 Fev 2026 -
Listagem de hierarquização e classificação das candidaturas do concurso para atribuição de habitação de fogos propriedade do Município

Listagem de hierarquização e classificação das candidaturas do concurso para ...
22 Jan 2026
