Com o verão e as férias à porta, é tempo de fazer uma revisão aos acessórios de praia e separar o que não está em condições. Mas fique a saber que nem tudo o que é plástico ou borracha pode ir para o ecoponto amarelo.
Confira abaixo onde depositar e como reciclar os objetos estragados ou que já não usa. O lixo comum deve ser sempre a última opção!
Guarda-sol: se estiver partido, rasgado ou já muito velho, o local certo para descartar é no lixo comum ou, se for volumoso, no Ecocentro de Alhos Vedros.
- Ideia: com as sobras de tecido ou plástico, pode fazer uma bola ou outro brinquedo para o seu animal de estimação.
Lancheiras, geleiras ou brinquedos: entregue numa loja solidária; há sempre quem lhes possa dar outra vida! Se estiverem muito estragados, o seu lugar é no lixo comum.
Boias e insufláveis: Apesar de serem feitos de plástico, não vão para o ecoponto amarelo, pois este é só para embalagens.
- Ideia: boias ou colchões furados darão ótimos sacos impermeáveis, bolsas de praia ou capas para almofadas de exterior. Os restos devem ser descartados no lixo comum.
Chinelos, socas ou sandálias de borracha: não coloque no ecoponto amarelo. Para diminuir o impacto destes resíduos, já existem projetos que os tornam mais circulares, como é o caso dos contentores de chinelos existentes em algumas lojas. Serão depois transformados em solas para sapatos ou tapetes de yoga, por exemplo.
- Ideia: pode fazer bases para pequenos vasos, recortando as solas dos chinelos velhos.
Embalagens de protetor solar, garrafas de água ou pacotes de sumo, etc.: estas sim, devem ser sempre colocadas no ecoponto amarelo. As tampas podem e devem seguir juntamente com as embalagens.
E, claro, se a embalagem do gelado for de plástico, deve ir para o ecoponto amarelo. Já o pauzinho de madeira deverá ir para o lixo comum.
Partilhe a informação com os mais jovens, por um melhor Ambiente para todos!
Boas Férias!
Notícias relacionadas
-
Sabe o que fazer às embalagens e resíduos de madeira?

Sabe o que fazer às embalagens e resíduos de madeira?
08 Jul 2026 -
Dia Internacional sem Sacos de Plástico – 3 de julho

Dia Internacional sem Sacos de Plástico – 3 de julho
03 Jul 2026 -
Observar aves no Verão - O Abelharuco

Observar aves no Verão - O Abelharuco
02 Jul 2026
