7 Maravilhas da Cultura Popular® - finalistas apresentados a 7 de junho

Pinturas 1 1024 2500
2020/05/08

A Organização das 7 Maravilhas de Portugal® recebeu 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular. Estas candidaturas foram avaliadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir o selo de Nomeado a 471. Entre os nomeados está o Município da Moita, que apresentou cinco patrimónios a concurso. Os resultados da avaliação pelo Painel de Especialistas, a 3ª Fase do concurso, serão conhecidos a 7 de junho, num programa em direto na RTP1, com atraso de um mês, em virtude dos constrangimentos causados pela Covid-19.

Nessa fase, o Painel de Especialistas, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, elege sete patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais. A 7 de junho, serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia.

“Acreditamos que Portugal e o Mundo vão ultrapassar esta crise e que no verão será altura de fazer o país ressurgir, de puxar para cima as nossas características únicas, as nossas inesgotáveis maravilhas, a nossa cultura popular, baseada em vivências e saberes únicos, que têm feito de Portugal a nação que todos adoramos e que também os turistas estrangeiros se habituaram a disfrutar. A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® é por isso de uma grande oportunidade, e como profundos conhecedores e promotores de todos os patrimónios que constroem a nossa Identidade Nacional, fazemos votos para que existam condições para voltarmos ao contacto com o grande público, na defesa daquilo que é nosso, que nos diverte e que representa a nossa herança enquanto povo”, explica Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.

Depois da História, Natureza, Gastronomia, Praias, Aldeias, da Mesa e dos Doces, a estação pública de televisão vai eleger, em 2020, as 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal, de modo a promover o Património Cultural Imaterial do país e a importância da sua cultura popular e da sua autenticidade para a promoção do território.

Recorde-se que o Município da Moita se candidatou às 7 Maravilhas da Cultura Popular, em cinco das sete categorias a concurso:

- Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na categoria Festas e Feiras;

- Pinturas Tradicionais em Embarcações, na categoria Artesanato;

- Huga Huga, na categoria Músicas e Danças;

- Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, na categoria Procissões e Romarias;

- Varino “O Boa Viagem”, na categoria artefactos, em representação das embarcações tradicionais do Tejo e do saber da construção naval em madeira.

As candidaturas foram aceites e validadas pelo Conselho Científico do concurso e o Município da Moita já recebeu os respetivos selos de nomeados. Conheça a Lista completa dos nomeados. Saiba mais aqui.

 

festasnsraboaviagem_01_1_1024_2500   hugahuga_01_1_1024_2500   pinturastradicionaisembarcac_oo_aes_01_1_1024_2500   romariacavalo_01_1_1024_2500   varinoboaviagem_01_1_1024_2500

Município da Moita © 2015 | Todos os direitos reservados