

Os munícipes do concelho da Moita já beneficiam do protocolo feito entre a Câmara Municipal e o ELECTRÃO.
15 de março de 2023, foi o dia de arranque do projeto de recolha de grandes eletrodomésticos porta-a-porta no concelho da Moita. Esta iniciativa resulta de um protocolo estabelecido entre o ELECTRÃO – Associação de Gestão de Resíduos, e a Câmara Municipal da Moita. Isabel Tavares foi a primeira munícipe a beneficiar desta recolha e ficou feliz por ter conseguido que os seus equipamentos fossem entregues corretamente, sobretudo porque terão oportunidade de ganhar nova vida. “Esta experiência foi muito boa. Este é um serviço que nos facilita imenso a vida. Até agora tínhamos de arranjar forma de transportar por nós estes equipamentos e deixar nos bombeiros, e em máquinas grandes isso é complicado, o transporte, o peso… Sobretudo para os equipamentos grandes este serviço é excelente”, admite feliz com o serviço. “Foi muito fácil e rápido marcar este serviço. A primeira vez que os contactei fui logo atendida, explicaram-me tudo e foi muito rápido a marcar. Nem uma semana de espera tive entre marcação e recolha”, admite a residente no Gaio.
Depois de recolhidos os equipamentos, no caso de Isabel Tavares: uma máquina de lavar roupa, um aspirador e uma impressora, estes equipamentos foram levados para o centro de receção do ELECTRÃO, na Venda do Pinheiro. Neste espaço os equipamentos são segmentados por tipologias, categorizados e enviados para unidades de tratamento onde são corretamente descontaminados e reciclados, permitindo o aproveitamento de muitos materiais que os compõem. “Recomendo este serviço a toda a gente. Vamos conseguir, inclusive limpar as ruas dos tão maçadores e conhecidos monos. Para além disso perceber que uma coisa que já não me é útil pode ganhar nova vida e fazer a diferença na vida de outra pessoa é algo muito importante”, diz-nos Isabel.
De recordar que quando solicitar este serviço ao ELECTRÃO pode aproveitar o dia da recolha para entregar equipamentos fora de uso, como telemóveis ou lâmpadas. O ELECTRÃO recolhe todos os equipamentos que funcionem a pilhas, a baterias ou que necessitem de ser ligados à corrente para funcionar.